Alguns aspectos...
Emergiu um novo conjunto de imagens que configuram a criança como CIDADÃ, sujeito de participação activa, uma representação cuja substância envolve uma verdadeira transformação sócio cultural que promova a inclusão social plena de todas as crianças, a evolução para instituições que garantam a defesa do seu superior interesse, e a aceitação da sua opinião, como forma de participação no espaço que habitam e ajudam a construir. (Sarmento 1999)
Na educação, o aluno passa a ser considerado como SUJEITO da acção educativa, não mero receptor.
Educar para a cidadania, educar na cidadania: desenvolver o cidadão dando-lhe consciência dos seus direitos e deveres e condições para afirmá-los em todos os seus aspectos.
Emergiu um novo conjunto de imagens que configuram a criança como CIDADÃ, sujeito de participação activa, uma representação cuja substância envolve uma verdadeira transformação sócio cultural que promova a inclusão social plena de todas as crianças, a evolução para instituições que garantam a defesa do seu superior interesse, e a aceitação da sua opinião, como forma de participação no espaço que habitam e ajudam a construir. (Sarmento 1999)
Na educação, o aluno passa a ser considerado como SUJEITO da acção educativa, não mero receptor.
Educar para a cidadania, educar na cidadania: desenvolver o cidadão dando-lhe consciência dos seus direitos e deveres e condições para afirmá-los em todos os seus aspectos.
Formar seres humanos para que tornem-se "sujeitos da sua própria história" (Paulo Freire)
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